Olá Meninas, hoje eu trouxe um assunto muito sério que por muitos ainda não é seguido corretamente, que é a esterilização dos materiais de manicure e pedicure.
Primeiramente vamos tratar sobre o que deve ter em cada kit de manicure/pedicure:- Alicate de cutícula
- Cortador de unha;
- Tesoura para unha;
- Espatula;
Lembrando que nenhum dos itens acima podem ser de plástico, pois não há como esterilizar esses materiais corretamente.
De acordo com o manual de Beleza com Segurança da Vigilância Sanitária, recomenda-se no mínimo 06 (seis) kit's para cada profissional.
O profissional deve:
• Lavar as mãos antes de atender cada cliente;• Esterilizar os alicates, espátulas e outros instrumentos de metal;• Abrir a embalagem dos alicates, espátulas e outros instrumentos de metal na frente do cliente;• Retirar as toalhas da embalagem plástica na frente do cliente;• Manter o material de trabalho tipo algodão, esmaltes, removedor de esmalte e lixas novas, organizados em maletas ou gavetas;• Manter o algodão em pote com tampa;• Perguntar ao cliente se possui alguma alergia a esmalte ou outro produto a ser utilizado;• Jogar no lixo os materiais descartáveis ou de uso único, como algodão, lixas de unha, protetor de cuba e de bacia, lâminas etc.Recomenda-se:• Colocar luvas descartáveis e só retirá-las quando concluir o serviço;• Borrifar álcool 70% nas unhas do cliente antes do procedimento para evitarinfecções.
Concluído o serviço, deve:
• Lavar as mãos após o atendimento de cada cliente;• Lavar e esterilizar todos os instrumentos utilizados ou não, pois mesmo sem uso, estarão contaminados e devem estar limpos e esterilizados para o próximo cliente;• Lavar as bacias e cubas com água e sabão líquido ou detergente após cada uso;• Colocar os instrumentos utilizados em caixa plástica lavável, sinalizada:“Instrumentos Contaminados” e prepará-los para o processo de esterilizaçãoProcesso de Esterilização
ALICATES, ESPÁTULAS E OUTROS MATERIAIS DE METAL
Devem ser lavados e escovados com sabão líquido, em água corrente abundante, ou lavadora ultrassônica a cada procedimento;
• Em seguida, enxaguar, secar e acomodar o material em embalagem apropriada para o processo de esterilização;• Na embalagem deve constar a data de esterilização e o nome de quem preparou o material;
• A embalagem deve ser sempre aberta na frente do(a) cliente.
PROCESSOS DE ESTERILIZAÇÃOVAPOR SATURADO / AUTOCLAVE
• Os materiais de metal, depois de lavados, devem estar embalados e acomodados em embalagem que permita a passagem de vapor. CALOR SECO / ESTUFA
•A temperatura para garantir a esterilização é de 170ºC por 1 hora ou 160º C por 2 horas.
• Não pode ser aberta durante a esterilização. Quando isto ocorre, o processo de esterilização é interrompido.
• Os alicates, espátulas e outros instrumentos de metal esterilizados devem ser guardados, em local limpo e seco e constar na embalagem a data da esterilização.Informações do Site da Prefeitura de São Paulo
- Manicures e podólogos podem se contaminar com as Hepatites B e C em seu dia-a-dia. A doença é transmitida pelo sangue contaminado que pode estar presente em alicates de unhas e em outros utensílios de trabalho. Para impedir esse perigo, esses profissionais devem seguir algumas recomendações básicas de higiene e de procedimento, evitando assim riscos à saúde.
Como proceder para esterilizar instrumentos de metal
-Use luvas de borracha para lavagem dos instrumentos;
-Lave em água corrente, com escova plástica de limpeza e detergente líquido, todo material utilizado em cada cliente (preferencialmente em pia exclusiva);
-Seque o material com toalha limpa ou descartável;
-Ponha cada material em embalagem apropriada para esterilização e coloque o mesmo na estufa ou autoclave;
Siga corretamente as instruções do manual de seu equipamento de esterilização. No caso da estufa, mantê-la fechada durante todo o processo de esterilização. O material deve permanecer por uma hora à 170º C (observar a temperatura recomendada no termômetro longo do bulbo).
Atenção: Fornos elétricos não esterilizam materiais de metal.
Aos usuários desses serviços, a orientação é para que tenham seu próprio “kit” contendo alicate, espátula, lixa, palito e toalha.
O que são as Hepatites B e C
As hepatites virais B ou C são doenças infecciosas que ocorrem somente em humanos, sendo um grave problema de saúde pública na atualidade.
A hepatite B tem como principal forma de transmissão a via sexual, sendo considerada uma Doença Sexualmente Transmitida (DST). Sua transmissão também pode ocorrer pelo contato com sangue contaminado das pessoas doentes, por transfusão sangüínea (muito raro hoje em dia); pela utilização de seringas e agulhas contaminadas em injeções; no compartilhamento de drogas injetáveis; procedimentos tais como manicures, podólogos, colocação de piercing, realização de tatuagens e acupuntura, com material que não tenha sido limpo adequadamente e esterilizado depois da utilização em cada indivíduo.
A principal forma de transmissão do vírus da hepatite C é o contato com sangue das pessoas doentes. Após a descoberta do vírus da hepatite C em 1993, passou a ser realizada a triagem deste vírus em bancos de sangue, não sendo mais esta uma via de transmissão.
O contato com sangue contaminado também pode acontecer com o uso de objetos como alicates, barbeadores, agulhas para injeção ou acupuntura ou realização de tatuagens, na colocação de piercing e brincos, material médico-cirúrgico ou odontológico e qualquer material pérfuro-cortante que sejam utilizados sem limpeza e esterilização adequadas. Atualmente a forma mais importante de transmissão da hepatite C, no mundo, é pelo uso de drogas ilícitas.
Vacinação
A vacina contra a hepatite B está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, diariamente para todas as crianças a partir do nascimento e para os adolescentes até 19 anos; também para os indivíduos com situação de risco acrescido.
Para obter mais informação procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência.
Para hepatite C não existe vacina.
Levar a carteira de vacinação ao comparecer ao serviço de saúde. Para saber a unidade básica de saúde mais próxima, ligue no 156.
Hepatite B e C
Quem deve se submeter aos testes de triagem para hepatite B ou C?
Qualquer pessoa pode se submeter aos testes de triagem para hepatite B ou C, mas especialmente as pessoas com situação de maior risco de contrair a infecção como:
-Indivíduos que receberam transfusão de sangue antes de 1993.
-Indivíduos que usaram ou ainda fazem uso de drogas.
-Pessoas com múltiplos parceiros que não fazem regularmente sexo seguro.
Espero que tenham gostado. Deixe seu comentário.
Essas informações vocês encontram no site da Prefeitura Municipal de São Paulo
Excelente post muito bem explicado, devemos mesmo ter muito cuidado afinal essas doenças não são brincadeira, bjs
ResponderExcluirhttp://dicascoisasdemulher.blogspot.com/2013/06/sorteio-em-parceria-com-smart-life.html
Obrigada Rose.
Excluir