03 junho 2013

PROCEDIMENTO DE ESTERELIZAÇÃO

Olá Meninas, hoje eu trouxe um assunto muito sério que por muitos ainda não é seguido corretamente, que é a esterilização dos materiais de manicure e pedicure.

Primeiramente vamos tratar sobre o que deve ter em cada kit de manicure/pedicure:- Alicate de cutícula

- Cortador de unha; 

- Tesoura para unha;

- Espatula; 

Lembrando que nenhum dos itens acima podem ser de plástico, pois não há como esterilizar esses materiais corretamente.

De acordo com o manual de Beleza com Segurança da Vigilância Sanitária, recomenda-se no mínimo 06 (seis) kit's para cada profissional.

O profissional deve:

• Lavar as mãos antes de atender cada cliente;• Esterilizar os alicates, espátulas e outros instrumentos de metal;• Abrir a embalagem dos alicates, espátulas e outros instrumentos de metal na frente do cliente;• Retirar as toalhas da embalagem plástica na frente do cliente;• Manter o material de trabalho tipo algodão, esmaltes, removedor de esmalte e lixas novas, organizados em maletas ou gavetas;• Manter o algodão em pote com tampa;• Perguntar ao cliente se possui alguma alergia a esmalte ou outro produto a ser utilizado;• Jogar no lixo os materiais descartáveis ou de uso único, como algodão, lixas de unha, protetor de cuba e de bacia, lâminas etc.Recomenda-se:• Colocar luvas descartáveis e só retirá-las quando concluir o serviço;• Borrifar álcool 70% nas unhas do cliente antes do procedimento para evitarinfecções.

Concluído o serviço, deve:

• Lavar as mãos após o atendimento de cada cliente;• Lavar e esterilizar todos os instrumentos utilizados ou não, pois mesmo sem uso, estarão contaminados e devem estar limpos e esterilizados para o próximo cliente;• Lavar as bacias e cubas com água e sabão líquido ou detergente após cada uso;• Colocar os instrumentos utilizados em caixa plástica lavável, sinalizada:“Instrumentos Contaminados” e prepará-los para o processo de esterilizaçãoProcesso de Esterilização

ALICATES, ESPÁTULAS E OUTROS MATERIAIS DE METAL

Devem ser lavados e escovados com sabão líquido, em água corrente abundante, ou lavadora ultrassônica a cada procedimento;

• Em seguida, enxaguar, secar e acomodar o material em embalagem apropriada para o processo de esterilização;• Na embalagem deve constar a data de esterilização e o nome de quem preparou o material;

• A embalagem deve ser sempre aberta na frente do(a) cliente.

PROCESSOS DE ESTERILIZAÇÃOVAPOR SATURADO / AUTOCLAVE

• Os materiais de metal, depois de lavados, devem estar embalados e acomodados em embalagem que permita a passagem de vapor. CALOR SECO / ESTUFA

•A temperatura para garantir a esterilização é de 170ºC por 1 hora ou 160º C por 2 horas.

• Não pode ser aberta durante a esterilização. Quando isto ocorre, o processo de esterilização é interrompido. 

• Os alicates, espátulas e outros instrumentos de metal esterilizados devem ser guardados, em local limpo e seco e constar na embalagem a data da esterilização.Informações do Site da Prefeitura de São Paulo
  • Manicures e podólogos podem se contaminar com as Hepatites B e C em seu dia-a-dia. A doença é transmitida pelo sangue contaminado que pode estar presente em alicates de unhas e em outros utensílios de trabalho. Para impedir esse perigo, esses profissionais devem seguir algumas recomendações básicas de higiene e de procedimento, evitando assim riscos à saúde.
Como proceder para esterilizar instrumentos de metal

 -Use luvas de borracha para lavagem dos instrumentos;
-Lave em água corrente, com escova plástica de limpeza e detergente líquido, todo material utilizado em cada cliente (preferencialmente em pia exclusiva);
-Seque o material com toalha limpa ou descartável;
-Ponha cada material em embalagem apropriada para esterilização e coloque o mesmo na estufa ou autoclave;
Siga corretamente as instruções do manual de seu equipamento de esterilização. No caso da estufa, mantê-la fechada durante todo o processo de esterilização. O material deve permanecer por uma hora à 170º C (observar a temperatura recomendada no termômetro longo do bulbo).
Atenção: Fornos elétricos não esterilizam materiais de metal.
Aos usuários desses serviços, a orientação é para que tenham seu próprio “kit” contendo alicate, espátula, lixa, palito e toalha.
 
O que são as Hepatites B e C

As hepatites virais B ou C são doenças infecciosas que ocorrem somente em humanos, sendo um grave problema de saúde pública na atualidade.
A hepatite B tem como principal forma de transmissão a via sexual, sendo considerada uma Doença Sexualmente Transmitida (DST). Sua transmissão também pode ocorrer pelo contato com sangue contaminado das pessoas doentes, por transfusão sangüínea (muito raro hoje em dia); pela utilização de seringas e agulhas contaminadas em injeções; no compartilhamento de drogas injetáveis; procedimentos tais como manicures, podólogos, colocação de piercing, realização de tatuagens e acupuntura, com material que não tenha sido limpo adequadamente e esterilizado depois da utilização em cada indivíduo.
A principal forma de transmissão do vírus da hepatite C é o contato com sangue das pessoas doentes. Após a descoberta do vírus da hepatite C em 1993, passou a ser realizada a triagem deste vírus em bancos de sangue, não sendo mais esta uma via de transmissão.
O contato com sangue contaminado também pode acontecer com o uso de objetos como alicates, barbeadores, agulhas para injeção ou acupuntura ou realização de tatuagens, na colocação de piercing e brincos, material médico-cirúrgico ou odontológico e qualquer material pérfuro-cortante que sejam utilizados sem limpeza e esterilização adequadas. Atualmente a forma mais importante de transmissão da hepatite C, no mundo, é pelo uso de drogas ilícitas.

Vacinação

A vacina contra a hepatite B está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, diariamente para todas as crianças a partir do nascimento e para os adolescentes até 19 anos; também para os indivíduos com situação de risco acrescido.
Para obter mais informação procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência.
Para hepatite C não existe vacina.
 Levar a carteira de vacinação ao comparecer ao serviço de saúde. Para saber a unidade básica de saúde mais próxima, ligue no 156.
 
Hepatite B e C 

Quem deve se submeter aos testes de triagem para hepatite B ou C?
Qualquer pessoa pode se submeter aos testes de triagem para hepatite B ou C, mas especialmente as pessoas com situação de maior risco de contrair a infecção como:
-Indivíduos que receberam transfusão de sangue antes de 1993.
-Indivíduos que usaram ou ainda fazem uso de drogas.
-Pessoas com múltiplos parceiros que não fazem regularmente sexo seguro.

Espero que tenham gostado. Deixe seu comentário.
Essas informações vocês encontram no site da Prefeitura Municipal de São Paulo


2 comentários:

  1. Excelente post muito bem explicado, devemos mesmo ter muito cuidado afinal essas doenças não são brincadeira, bjs

    http://dicascoisasdemulher.blogspot.com/2013/06/sorteio-em-parceria-com-smart-life.html

    ResponderExcluir